quinta-feira, 1 de maio de 2014

Quais os desafios para organizar uma prova de Orientação?



Cada prova de Orientação é pensada e organizada muito antes da data de realização. O evento começa a ser elaborado quando a equipe organizadora se reúne e define o local a ser mapeado, buscando junto aos proprietários autorizações de uso do espaço.
Após a aprovação e liberação por parte dos proprietários, os mapeadores iniciam o árduo trabalho de confecção do mapa, alternando as atividades entre visitas de campo e desenhos digitalizados em software específico, até a finalização do mapa que pode durar em média três meses. Independente de clima e tempo, o mapa deve estar pronto. Quer dizer: faça sol ou chuva, os mapeadores estarão no local.
Depois que o mapa é concluído é preciso definir os percursos observando sempre o grau de dificuldade de cada categoria. Nessa etapa do trabalho surge a figura do traçador de percursos que tem a função de proporcionar uma competição justa para todos, observando que cada atleta deve competir em um percurso específico à sua idade e ao seu nível de conhecimento técnico no esporte.
Paralelo às funções do mapeador e traçador de percursos, a equipe continua trabalhando nas inscrições dos atletas, na confecção de medalhas/troféus, na elaboração e divulgação de boletins informativos. O grupo também precisa estar concentrado nos prazos de inscrições, no aluguel de equipamento de apuração, na contratação do serviço de emergência pré-hospitalar, bem como, na conferência e checagem das transferências e depósitos realizados em conta bancária.
Na semana que antecede a prova a equipe está empenhada na impressão dos mapas, na inclusão de todos os inscritos no sistema de apuração, na elaboração e divulgação da lista com os horários de partida, na elaboração dos cartões de controle, na configuração de todas as bases eletrônicas, na conferência e separação de chips e prismas.
Geralmente, no dia do evento e nos dias que o antecedem, o grupo está concentrado na sinalização das vias para chegada dos atletas, na distribuição dos prismas e bases na área da prova, na recepção dos atletas, na fixação da lista com os horários de partida, na separação dos cartões de controle, dos mapas e das sinaléticas por categorias, na compra de água e frutas, na montagem das tendas de partida e chegada, na montagem do sistema de som e da área de apuração, estacionamento, banheiros e área de hidratação dos atletas.
Ainda no dia do evento a equipe organizadora necessita: divulgar o resultado parcial, desmontar todo o material utilizado, conferindo tudo. Sem esquecer que o grupo ainda precisa se desdobrar para solucionar imprevistos e questionamentos.
Após a finalização da prova é realizada a apuração final dos resultados da competição esportiva e divulgada junto aos atletas e clubes.  
Por isso tudo devemos ter compreensão e, principalmente, RESPEITO à equipe organizadora! 
 Os atletas devem ter conhecimento que qualquer reclamação deve ser encaminhada ao Diretor Técnico de seu clube ou a algum membro da Diretoria presente no evento para que seja repassada à equipe organizadora. Contamos com o apoio e colaboração de todos os atletas do TRILHA NORTE CO!
 DIRETORIA DO TRILHA NORTE CO


As pessoas precisam se respeitar mais. Não precisa concordar ou aceitar, mas o respeito é fundamental.
(Clarissa Corrêa)

Um comentário:

  1. E sem falar que todo esse trabalho na grande maioria das vezes é feito nas horas vagas e de forma voluntária. Não é qualquer um que se arrisca a dar a cara pra bater pelo bem do esporte.

    ResponderExcluir