quinta-feira, 24 de março de 2011

RECEITA CASEIRA DE ISOTÔNICO

O ISOTÔNICO COMERCIAL
Os principais ingredientes nos isôtonicos comerciais incluem:
- de 5 a 7 por cento de açucar diluído (cerca de 50 calorias por copo de 240 ml, correspondente a 12 gramas de carboidratos, ou uma colher de sopa de açucar)
- de 50 a 110 miligramas de sódio (uma pitada de sal - 1/16 de uma colher de chá), e ainda:
- de 24 a 45 miligramas de potássio (duas colheres de sopa de suco de laranja ou de limão). Esta proporção de sódio e potássio tem a função de aumentar a taxa de absorção do líquido pelo seu organismo.

O ISOTÔNICO CASEIRO
Receita 1
Para fazer um copo de isotônico, se aproxima bastante das proporções acima. Experimente-a se você desejar um hidratante de baixo custo.
- 1 colher de sopa de açucar
- 1 pitada de sal (1/16 de uma colher de chá)
- 2 colheres de sopa de suco de laranja ou de limão
- água gelada
1. Dissolva o açucar e o sal num copo com um pouquinho de água quente.
2. Acrescente o suco e a água gelada.
3. Acabe com a sede!

Receita 2
Os seguinte ingredientes são necessários para se fazer 1 litro de isotônico caseiro:
•1 litro de água filtrada
•1 limão
•60 g de açúcar (aprox. 50 ml)
•1g de sal (aquele sachezinho encontrado em lanchonetes e restaurantes)

Para entender os ingredientes da nutrição:
Carboidratos: Basicamente, o açúcar de mesa é carboidrato puro. Portanto, 60g de açúcar é equivalente à 60g de carboidratos. Melhor utilizar açúcar orgânico (pois possui baixo grau de refinamento – conservando as propriedades nutritivas do açúcar mascavo). Caso utilize esse açúcar ou o comum mesmo (branco), o volume de açúcar equivalente à 60g é aproximadamente 50ml.
Sódio: Como o sal de cozinha (NaCl) possui 40% de sódio, 1g de sal fornece 400mg de sódio.
Potássio: O uso do limão é necessário para fornecer a quantidade exata de potássio (110 mg) para se fazer 1 litro. É importante lembrar também que 1 limão tahiti fornece também cerca de 30% da vitamina C necessária para um adulto, fora outras substâncias benéficas presentes nessa fruta.
Cloreto: Utilizando 1g de sal de cozinha, é fornecido também 600mg de cloreto (ficando 50% acima do fornecido por 1 litro do produto industrializado). Muitas fontes afirmam que o “excesso” de cloreto não é  maléfico para a saúde. O principal “vilão” do sal de cozinha é o sódio e não o cloreto.

Dica: Espremer o limão ou laranja apenas momentos antes do treino, visto que a vitamina C de seu suco se degrada com o calor, temperatura e luz.

Fonte: ricardoatb

Nenhum comentário:

Postar um comentário