quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

HISTÓRIA DA ORIENTAÇÃO NO MUNDO

HISTÓRIA DA ORIENTAÇÃO




SINOPSE HISTÓRICA DA ORIENTAÇÃO


1850 - como desporto, a Orientação nasceu nesta data, nos meios militares escandinavos, que a utilizavam como meio de entretenimento para suas tropas.


1888 - a palavra Orientação é usada pela primeira vez na Academia Militar Sueca e na Escola de Cadetes da Noruega, usada para definir a prática do uso de mapa e bússola, mas não para competição.


1893 - primeira competição similar à orientação de hoje, sem mapas, realizada na guarnição de jogos atléticos, perto de Estocolmo.


1904 - primeira prova em Helsingfors: nascimento da Orientação, como disciplina desportiva civil.


1912 - a Orientação entra no programa de atletismo da Suécia, por influência de um chefe escoteiro, ERNST KILLANDER, considerado o criador do esporte Orientação, por ter normatizado pela 1.ª vez uma competição desse esporte.


1928 - SK Gotia, da Suécia, torna-se o primeiro Clube de Orientação no mundo.


1930 - o campeão sueco Bjorn Kjellstrom, seus dois irmãos e Gunnar Tillander produzem um instrumento para indicação de direção: o chamado sistema SILVA.


1949 - a Orientação em Esquis é reconhecida pelo COI.


1961 - em Copenhague, Dinamarca, 10 países (Alemanha Ocidental, Alemanha Oriental, Bulgária, Checoslováquia, Dinamarca, Finlândia, Hungria, Noruega, Suécia e Suíça) fundam a IOF - International Orienteering Federation.


1966 - primeiro Campeonato Mundial de Orientação, na Finlândia. Atualmente, é realizado nos anos ímpares.


1970 - Dinamarca - Brasil manda 3 observadores ao IV Campeonato do CISM.


1977 - o esporte ORIENTAÇÃO é reconhecido pelo COI.


1986 - criada a Copa do Mundo de Orientação, realizada nos anos pares.


1995 - primeiro Campeonato Sul-Americano de Orientação, realizado em Santa Maria/RS, Brasil.


1999 - criada, em Guarapuava/PR, a CBO-Confederação Brasileira de Orientação.


2000 - a Orientação em Esquis faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Nagano, Japão.


2002 - a IOF conta com 60 países filiados, entre eles o Brasil.


A Orientação é tão antiga quanto as próprias origens do homem, que utilizava técnicas rudimentares de orientação para regressar nas cavernas após as caçadas. Atualmente é essencial para escolhermos deslocamentos mais racionais e mais curtos no trânsito e viagens.


O surgimento do esporte se deu juntamente com a aparição dos primeiros mapas topográficos modernos, no século XIX. Na Europa, mais precisamente nos países nórdicos os exércitos foram quem organizaram as primeiras competições.


Porém, a primeira prova oficial foi realizada em 17 de outubro de 1890, na Noruega. Com o tempo as regras passaram por grandes mudanças. O desenvolvimento do esporte tem muito a ver com o dos mapas. Até a década de 60 os postos de controle eram grandes e bem definidos.


A partir dessa década foram criados novos mapas especialmente para o esporte. Com isso, aumentou o número de postos de controle e a possibilidade de exploração de novas rotas.


As competições atuais buscam percursos com grande variação de terrenos e distâncias. Cada vez mais os traçados exigem uma maior habilidade dos atletas e o esporte vem caminhando para uma grande evolução.


No Brasil a primeira prova de orientação foi realizada em 1971, pelo Exército. Somente em 1986 é que foi feita a primeira competição pública de orientação no Brasil, em Curitiba.


As competições atuais buscam percursos com grande variação de terrenos e distancias. Com o tempo os traçados exigem mais dos atletas e o esporte vem caminhando para uma grande evolução


O QUE É O ESPORTE ORIENTAÇÃO


Orientação é uma moderna modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo; é um esporte que tem como objetivo encontrar um determinado local no menor tempo possível, passando por pontos determinados (prismas), com a ajuda de mapas e bússolas.


As principais habilidades que o praticante deve ter é com relação a leitura de mapas e orientação territorial, além da escolha do melhor terreno a seguir. A característica própria do esporte Orientação é escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido contra o relógio. Isto exige habilidades de orientação, tais como: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomar decisão rápida, correr em terreno natural, manter o controle da distância percorrida etc.


Existe um órgão que regulamenta o esporte, que é a Federação Internacional de Orientação (IOF) com sede em Helsinque – Finlândia. Ela é quem determina a nível mundial todas as regras das quatro categorias de orientação: Pedestre, Mountain Bike (MTB), Esquis e Trail Orienteering (portadores de necessidades especiais). No Brasil temos a Confederação Brasileira de Orientação, com sede em Santa Maria/RS.


O PERCURSO DE ORIENTAÇÃO


O percurso de orientação é constituído de triângulo de partida, pontos de controle e chegada. Entre estes pontos, que são locados precisamente no terreno e equivalentemente no mapa, estão as pernadas do percurso, nas quais o competidor deverá orientar-se.


EQUIPAMENTOS DA ORIENTAÇÃO


Existem alguns equipamentos básicos para o bom desenvolvimento do montanhismo. Entre eles a roupa que deve ser usada. O material deve ser leve e não reter líquidos. O tecido mais utilizado é o nylon. Geralmente os competidores utilizam calça e camisa. O tênis deve ser especifico para caminhada em diversos terrenos. Ele também não pode reter muito líquido e deve ser resistente.


A bússola é fundamental. Mas é necessário que saiba utilizá-la de maneira correta. O mau uso pode ser fatal na hora da corrida. O cartão de designação é o alicerce do atleta. É nele que você vai encontrar as determinações e os pontos de controle (PC).


O mapa é quem indica as variações de terreno do percurso. O mapa de orientação é um mapa topográfico detalhado, onde é traçado o percurso que o atleta tem que percorrer e são locados precisamente todos os detalhes da vegetação, relevo, hidrografia, rochas e construções feitas pelo homem etc...; é um auxiliar fundamental e é através dele que você irá poder determinar a melhor rota. Os picotadores são utilizados para você certificar que passou por determinado posto de controle são utilizados para furar o cartão que se encontra no PC ou prisma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário