domingo, 31 de janeiro de 2010

RESPIRE MELHOR

RESPIRE MELHOR

Técnicas que ajuam a controlar a respiração e melhorar o fôlego

“A respiração é a fonte do corredor de longa distância. O que move o atleta para frente é a troca gasosa realizada no seu metabolismo, ou seja, captar oxigênio do ar e distribuí-lo pelo corpo, principalmente para as musculaturas das pernas, que são as mais solicitadas”, definiu Eduardo Vilarinho Bley, treinador da Limiar Assessoria Esportiva. “Além disso, é o oxigênio que permite a oxidação do carboidrato e da gordura, produzindo energia suficiente para o corpo se deslocar”, completou.

Para que todo o metabolismo funcione bem durante a corrida, é preciso encontrar a sua maneira mais natural de respirar e colocá-la na cadência certa de acordo com o ritmo. “O principal problema que os alunos têm é a grande oscilação no ritmo. Para resolver isso, procuro indicar que eles tomem por base as passadas e tentem respirar na mesma cadência”, explicou Camila Hirsch, treinadora da Personal Life, de São Paulo.

Pelo nariz ou pela boca?
Aquela regra de inspirar pelo nariz e expirar pela boca não é absoluta quando o assunto é corrida. “Esse tipo de respiração funciona bem em atividades relaxantes, como alongamento e ioga, por exemplo. Mas em ritmos mais acelerados, o organismo necessita de mais energia e, conseqüentemente, de oxigênio”, falou Fábio Avelar, diretor técnico da Leg Assessoria Esportiva, de Belo Horizonte.

“O tipo de respiração mais básica da corrida é inspirar pela boca e soltar pelo nariz, mas pode-se respirar pelos dois orifícios também”, falou Camila Hirsch. Mas será que captar o ar pela boca não causa dor no baço? “A causa dessa pontada que sentimos do lado está mais associada com a perda na cadência da respiração do que com o orifício pelo qual se inspira. Por isso, é importante manter o ritmo”, disse a treinadora. “Essa dor aparece quando o diafragma, que é o músculo que controla o movimento da respiração, trabalha de maneira brusca ou muito intensa”, completou Fábio Avelar.

A idéia é controlar a respiração e não forçá-la. O jeito certo de respirar é aquele que dê conforto para a prática de corrida. “A demanda de oxigênio aumenta à medida que a intensidade do esforço também cresce. Para isso, aumentamos a nossa freqüência respiratória e, neste momento, o importante é deixar a respiração fluir e permitir que a boca compartilhe da captura de ar do ambiente com o nariz”, indicou Eduardo Vilarinho Bley.

De acordo com Camila Hirsch, essa técnica de deixar a respiração ao natural é importante para permitir que o corredor fique atento e conheça melhor o seu tipo de respiração. “Se o atleta conhece o tipo de respiração mais confortável para ele, só precisa se preocupar em alinhar o ritmo para que o corpo funcione em um mesmo compasso”, concluiu.

Por Odara Gallo
Fonte: www.esporteassessoria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário